top of page
Buscar

Mude as atitudes, depois o comportamento.

Foto do escritor: Eduardo Machado HomemEduardo Machado Homem


O comportamento é uma manifestação através de atos, gestos, palavras, expressões, realizações, atitudes ou qualquer reação a estímulos do meio ou relações sociais. De forma muito resumida, essa definição é suficiente para entender o motivo de ser tão difícil estabelecer uma cultura do comportamento seguro ou uma cultura de segurança forte. Imagine quantos estímulos o meio e as relações sociais oferecem!


Há 40.000 anos atrás o convívio social era limitado a uma centena de indivíduos em comunidades nômades. Hoje, temos esse convívio ampliado para centenas (empresa, escola, universidade), milhares ou milhões (bairros e cidades) e bilhões (planeta e internet). E a relação não é algo uniforme, ou seja, alguns indivíduos ou grupos nos influenciam mais do que outros. Isso ocorre pela posição de liderança, por questões econômicas, políticas, pessoais, religiosas, parentescos, etc. Cada uma das pessoas com as quais nos relacionamos, seja de forma mais profunda ou mais superficial, influencia nosso comportamento.


O ambiente em que vivemos também tem a sua influência. Depende se moramos em uma metrópole ou numa pequena cidade, em prédios ou casas, se enfrentamos congestionamentos diários ou se trabalhamos perto de casa, se temos acesso a saneamento básico, se trabalhamos em um local saudável e de como a política do país acontece para influenciar nossas reações dentro do cotidiano de nossas relações.


Isso tudo define como os vizinhos se relacionam e se tratam, a tolerância com o erro de outro motorista, os medos que temos de outras pessoas, o respeito que temos por outros indivíduos e pelo coletivo, a forma que tratamos um vendedor, etc.


Atualmente, estamos na era da informação e do big-data. A quantidade de informações, notícias e mensagens que recebemos é muito maior do que aquela que conseguimos processar para avaliar sua relevância e veracidade. Precisamos nos atualizar constantemente para sermos bem recebidos em um grupo e para podermos discutir ou conversar sobre diversos assuntos.


Agora, o nosso interesse imediato está na influência de tudo isso que foi exposto até aqui no comportamento dentro das operações, no trabalho, e como e com que intensidade deveremos nos esforçar para padronizar o comportamento das pessoas para o nível mais seguro.


É uma tarefa dificílima.


Finalmente, gostaria de compartilhar a seguinte situação: em Berlim, a calçada do lado de fora de uma estação de trem estava forrada de pontas de cigarro. Do lado de dentro da estação, tudo muito limpo. Ao lado da entrada, uma lixeira. O alemão sabe que se entrar fumando na estação, será multado em cerca de R$250,00 e se não pagar na hora, irá preso. Regras claras, comunicação eficiente e política de consequência definida.


Mude o contexto definido por regras e padrões, estabeleça uma política de consequência e cumpra com rigor. Isso trará mudança de atitudes e ao final de um longo período de implementação de um sistema de gestão, de um processo de gestão de risco e de um projeto de desenvolvimento de liderança, a mudança do comportamento acontecerá. A ordem é essa: mudar atitudes, depois comportamento e, enfim, a cultura.


Um abraço,


Eduardo Machado Homem.


 
 
bottom of page