Imagine a seguinte situação: você foi contratado pela empresa para uma posição na área de SSMA/EHS e não existem informações, procedimentos ou qualquer processo para a gestão da área. Você precisa começar do zero ou quase do zero. Abaixo, encontrará uma sugestão de como começar.
No mínimo, a organização deve entender quais são as vulnerabilidades legais. Portanto, avalie os requisitos legais, identifique qual o nível de conformidade em relação às legislações aplicáveis, começando pelas NR´s. Priorize a CIPA,PPRA, PCMSO e a gestão de EPI. Na área de meio ambiente, avalie as condicionantes da licença ambiental e vá até o órgão ambiental para se orientar sobre as demandas e pendências existentes. É importante, também, que você entenda como os resíduos estão sendo geridos, onde são gerados, descartados e como isso acontece. Faça um relatório e um plano de ação para adequação para a liderança com as informações encontradas.
Agora, a empresa deve saber onde está e onde pode ou pretende chegar em relação ao número de acidentes. Para isso, monte a estatística com dados mensais de acidentes da empresa com, no mínimo, número de acidentes, taxa de frequência e taxa de gravidade dos acidentes com afastamento. Se não souber calcular, consulte o Google.
O melhor caminho para começar um processo de melhoria da gestão de SSMA/EHS é a gestão de risco, por isso comece por estabelecer um levantamento de perigos/riscos e aspectos/impactos. Faça junto com os líderes, envolvendo-os, pelo menos, no consenso do resultado final do trabalho. Ao final de tudo, sugira um plano de ação com prazos, responsáveis e custos para as tratativas (controle, eliminação, redução ou mitigação) dos riscos e alinhe com os responsáveis antes de divulgar. Peça ajuda à equipe de Manutenção e Engenharia para estimar os custos e investimentos.
Proponha uma política de SSMA/EHS para a liderança e comunique-a para todos através de palestras, DDS, cartazes, mural de avisos e quadros pelas áreas.
Alguns procedimentos são obrigatórios para empresas que desejam evoluir, são eles: Análise de Riscos de Tarefas, Permissão de Trabalho (Altura, A Quente, Eletricidade e Espaço Confinado) e Etiquetagem/Bloqueio de Energias Perigosas. Busque procedimentos de outras empresas como exemplo, identifique quem são as pessoas envolvidas (executores, liberadores, aprovadores, etc) e peça para que eles opinem sobre os padrões. Depois, treine as pessoas.
A partir daí, busque a melhoria contínua. Mensalmente, avalie como tudo está evoluindo e melhorando, ou não. Não se assuste, pois no começo você terá a impressão que nada melhora. Persista e continue dedicando esforços. Reporte a evolução para o seu chefe (supervisor, gerente ou diretor). Os resultados irão aparecer após 6 meses, no mínimo.
Conforme essa evolução acontece, a organização perceberá que precisará de mais. Você terá que visitar outras empresas para ver quais procedimentos estão implementando e como. Traga para sua empresa aquilo que você entende que dará resultado agora. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois o resultado requer esforço com foco e estratégia. Talvez, aquele procedimento de observação comportamental de tarefas não seja ideal para sua empresa nesse momento. Não se deixe iludir por discursos e apresentações.
Última sugestão: coloque tudo que está escrito acima na forma de um plano de ação para um período de 12 meses.
Você sugeriria algo mais?
Bom trabalho!
Eduardo Machado Homem.