As organizações com os melhores resultados na gestão de SSMA têm equipes que atuam como consultores. Do dicionário, podemos extrair a seguinte definição de consultor: aquele que dá conselho, que emite parecer técnico sobre determinado assunto de sua especialidade e/ou sugere soluções e fornece subsídios para decisões.
Devemos perceber alguns pontos sutis nessa definição. Primeiro, a palavra “conselho” e a expressão “sugere soluções”. Ninguém é obrigado a seguir conselhos, ou seja, conselhos não são ordens nem padrões a serem seguidos, ainda que baseados em documentos técnicos. Sugerir soluções não implica na obrigação de acatá-las, ou seja, por mais eficazes que pareçam, podem existir outros motivos para não serem aplicadas.
Tudo isso reforça ainda mais a capacidade da equipe de SSMA de compreender o negócio e a operação como um todo para atuarem, de fato, como consultores. Consultores que aconselham e sugerem soluções que não são úteis não estão atuando dentro do melhor de seu desempenho esperado.
Atuar como consultor significa entender o líder como alguém que precisa de ajuda. A equipe de SSMA deve atender às demandas e buscar necessidades de orientação, ou seja, atuar ativamente buscando oportunidades de melhoria e reconhecimento, não passivamente esperando o pedido de ajuda.
Se empregados de uma área não têm disciplina no uso de epi, a equipe de SSMA realiza um diagnóstico, apresenta ao líder da área e ouve ativamente todas as opiniões. As ações devem ser definidas pelo grupo e validadas pelo líder.
Quando as análises de riscos das tarefas não estão sendo bem planejadas e executadas, vale a mesma estratégia: diagnóstico seguido de discussão e definição de ações pelo grupo.
Entenda diagnóstico com um parecer técnico baseado em fatos concretos e evidências.
Eventualmente, a equipe de SSMA deve exercer o papel de fiscalização, mas sempre para buscar entender causas sistêmicas dos desvios evidenciados, e não apontar culpados.
Apenas reportar os problemas que estão acontecendo não é o caminho. Quando dizemos que a responsabilidade por segurança é do líder não significa dizer que não é da equipe de SSMA ou que é menor. Muito pelo contrário, a responsabilidade da equipe de SSMA fica maior. Além de serem os detentores do conhecimento técnico, precisam, agora, ter habilidades diferentes para ensinar e orientar.
Para finalizar, note que a equipe de SSMA precisa ser desenvolvida, também. Não apenas a liderança.
Um abraço,
Eduardo Machado Homem.