Profissional de SSMA, é possível que ninguém ou quase ninguém conheça as ferramentas e conceitos de SSMA tão bem quanto você, na empresa em que trabalha. Por causa disso, você terá a impressão que seus patrocinadores irão pedir coisas que, talvez, você não aprecie ou não pareça lhe fazer sentido. Às vezes, convém ceder um pouco para evoluir no futuro. Profissionais de SSMA costumam ser muito rígidos, afinal lidamos com a conformidade legal e vidas humanas. Saiba que para adequar todas as não conformidades da sua empresa seria necessário construir outra empresa. E ainda assim, os riscos não seriam anulados. Saiba traçar uma estratégia para alcançar os objetivos e saiba que ceder um pouco, às vezes, não causa estrago ao objetivo final. Possivelmente ajude.
Recentemente, li uma passagem sobre Galileu Galilei. Ele foi físico, matemático e astrônomo, desenvolveu o princípio da inércia e as primeiras ideias precursoras da mecânica newtoniana. Com melhorias no telescópio refrator, ele foi o primeiro a observar as manchas solares, as montanhas da Lua e os satélites de Júpiter. Mas ele também escreveu um livro sobre jogos de azar. Ora, por que alguém como ele escreveria algo sobre um tema tão desprestigiado?
O grão-duque da Toscana, seu patrono/patrocinador, perguntou a Galileu por que a soma de três dados jogados aleatoriamente resulta no número 10 mais vezes do que no número 9. Galileu não apreciou muito essa nova demanda e reclamou do pedido, mas como qualquer conselheiro que quer manter o emprego, ele apenas resmungou em voz baixa e fez o trabalho.
Galileu não viveu para ver que a evolução dos seus estudos contribuiria para a apresentação da distribuição normal ou distribuição de Gauss.
Se até Galileu agiu assim, por que nós não agiríamos?
Um abraço,
Eduardo Machado Homem.