top of page
Buscar

Um resumo sobre Gestão de Contratadas.

Atualizado: 8 de out. de 2020

Em geral, a terceirização costuma ser entendida como precarização do trabalho, ou seja, menores salários e condições de trabalho deterioradas. O objetivo principal deveria ser deixar atividades que não são o "core" da contratante para uma empresa terceirizada especializada. Enfim, para que a precarização não ocorra, sugere-se implementar a Gestão de Prestadoras de Serviço, delimitando limites, responsabilidades e deveres.


O Processo de Gestão de Contratadas deve começar antes de efetivamente contratar a prestadora de serviço. Primeiro ocorre a Necessidade e é nessa etapa que o tipo de prestadora necessária começa a ser definida. Existem empresas especializadas em um tipo de serviço e outras que fazem todo tipo de serviço. A complexidade da necessidade, a especialidade da situação, os riscos envolvidos e a tecnologia necessária definirão o perfil da empresa que será escolhida.


Com a situação-problema definida, é preciso definir o Escopo, ou seja, detalhar o que deve ser feito, o capital disponível, de que forma fazer, em que local, quantas pessoas farão e etc. Além disso, para atingir os objetivos finais é necessário entender quais são os Fatores Críticos de Sucesso. Esses são inegociáveis.


Estando toda a informação sobre a necessidade bem estabelecida, é possível passar para a área de Compras o que ela deve buscar, cotar no mercado e comprar. Após contratada a prestadora de serviço, ocorrerá a Ambientação. Esse é o momento em que são conferidas, pelas áreas responsáveis, todos os requisitos necessários exigidos nas etapas anteriores do processo. A conferência de documentos e certificação das habilidades práticas dos empregados da prestadora de serviço são essenciais. A certificação das habilidades práticas é essencial para garantir a qualidade do trabalho. Com tudo analisado, pode-se aprovar ou não a empresa contratada. Se as etapas anteriores do processos foram bem feitas, a aprovação será certa.


A etapa de Execução do serviço começa com o planejamento. O representante da empresa contratante esclarece à prestadora de serviço o que deve ser feito e juntos irão definir como fazer, os controles necessários e como o serviço será monitorado, fiscalizado e auditado. Antes da contratação a prestadora de serviço deve saber que terá sua performance avaliada no final do contrato e de forma periódica durante toda a vigência, se necessário.


O padrinho, mencionado somente agora, é definido em etapas anteriores e ele será o responsável pela prestadora de serviço durante todo o processo de gestão da contratada.


É altamente recomendável implementar uma política de reconhecimento das prestadoras de serviço. A premiação ao final do processo deve ocorrer com a totalidade de prestadoras de serviços que participaram de todo o processo por um período de 1 ano, por exemplo, e as melhores devem ser reconhecidas em função de requisitos previamente estabelecidos.


Um abraço.


Eduardo Machado Homem.


 
 
bottom of page