top of page
Buscar

Propina ou Comissão?

Atualizado: 8 de out. de 2020

Há tempos penso em escrever um artigo sobre o assunto, mas nunca consegui encontrar uma abordagem interessante para fugir do lugar comum e do óbvio.


Ouvindo o comentário do Max Gehringer de hoje (23/06/1976) na CBN eu encontrei um meio: contando uma pequena história. Sobre o comentário, vejam o link abaixo:

Propina ou Comissão?


Há alguns meses atrás, assisti a uma palestra de um empreendedor bastante conhecido em uma instituição que respeito bastante e ainda respeito. Não darei o nome dele e nem da instituição.


Quando o empreendedor contou sua trajetória, mencionou uma época em que vendeu pacotes de viagens para formandos de escolas. Numa venda, prometeu ao negociador da escola, professor de educação física, que daria uma comissão do próprio bolso caso eles fechassem o negócio. Segundo o empreendedor, isso não era propina ou "bola", pois estava tirando do bolso dele e não da empresa que representava ou da escola. Discordo completamente. Era propina!


Agora, considerando que ao ler até aqui você já ouviu o comentário do Max Gehringer, fique com o seguinte pensamento: a cultura da propina está tão arraigada em nosso país que algumas pessoas se apoiam em sofismos para justificar a propina como algo ético e correto. Chamam de "comissão", uma palavra menos pesada.


A boa notícia é que o país está mudando. E não falo somente das recentes investigações sobre empresas estatais, políticos e empresários. Pessoas estão começando a ficar em dúvida sobre pagamento de propina e o tema está na mídia.


Eu sou bastante otimista em relação ao futuro. Seja honesto e ético nos negócios. Esse é um dos Valores da Do Safety!


Um abraço.


Eduardo Machado Homem.




 
 
bottom of page