top of page
Buscar

A única escolha: seguir o caminho mais longo e mais difícil.

Foto do escritor: Eduardo Machado HomemEduardo Machado Homem


Resultados sólidos e fundamentados em valores e princípios sustentáveis são mais difíceis de obter e levam mais tempo. Se desejar resultados rápidos e com menos esforço e menor aplicação de recursos, não é preciso dizer qual caminho se deve seguir. Temos exemplos suficientes em nossa sociedade.


Eu já comentei em um artigo anterior que empresas de renome e de grande porte não adotam mais a divulgação de resultados trimestrais. Esse tipo de divulgação responde apenas à investidores ansiosos que desejam aquele segundo tipo de resultado mencionado no parágrafo anterior.

Resultados sustentáveis demandam padrões, retidão da linha de comando, fidelidade aos valores e princípios, pois existirão momentos em que os resultados imediatos e de curto prazo irão dar a impressão equivocada de que o caminho está errado. Mas não está. E é assim em todos os aspectos da nossa vida pessoal, corporativa e em sociedade.


Todo gestor sabe como entregar o resultado imediato. E sabe também que sua empregabilidade imediata pode depender disso. Portanto, profissionais de SSMA, não julguem tão rápido. Gerentes de produção, manutenção e outros têm os mesmos receios que você. Eles querem preservar a vida e o meio ambiente. A questão é que no final do dia, dando certo ou dando errado, a responsabilidade é do gestor da área, pois o poder da decisão está na mão dele.


A mudança, na maior parte dos casos, não é apenas do indivíduo, do profissional, é também do contexto. Por mais bem intencionado que você seja, o meio poderá lhe corromper. Por isso, devemos ser tão fiéis aos princípios e valores sustentáveis. É fácil dizer (ou escrever), e difícil praticar. Para aceitar essa fidelidade aos valores e princípios sustentáveis, você deve entender que a vida pessoal e profissional não termina com o fim de uma relação de trabalho. De fato, o caminho da retidão é mais difícil.


Seguir um procedimento quando nós estamos vendo que não seguir não trará malefícios, daquela vez, requer retidão. Levantar da cadeira para liberar uma permissão de trabalho de baixo risco e de uma atividade que é feita todo final de semana é difícil. Aplicar uma sanção naquele empregado legal, que traz resultado, mas que é mau exemplo em termos de SSMA é difícil. Ainda mais se foi só você que viu. Lembre-se de uma coisa: pensamento vira comportamento. Você acha que é só aquela vez, mas não será.


E de repente lá está você correndo atrás de “apagar incêndio” sem entender porque que na empresa ninguém toma uma atitude em relação à falta de padrão e disciplina. A indisciplina (e a disciplina) do líder dissemina na equipe mais rápido do que essas doenças tropicais transmitidas por mosquitos que se reproduzem em água limpa.


Agora pense, mas não pense muito. Qual a retidão que você gostaria que nossos governantes tivessem em relação às suas necessidades e em relação ao imposto que você paga. Pratique essa retidão. Vai levar mais tempo, mas essa retidão contaminará seus filhos e filhas, sua rua, a sua empresa, o seu bairro, sua cidade, a sociedade, os eleitores.


Um abraço.


Eduardo Machado Homem.


 
 
bottom of page